Como já vem sendo hábito nos últimos anos, a liderança dos rankings de rádios mais ouvidas em Portugal vai sendo dividida entre a Rádio Comercial e a RFM.

2019 começa com a Rádio Comercial na frente, mas a luta continua renhida. No terceiro lugar da classificação aparece a M80, a rádio dedicada a passar música dos anos 80 e 90 do século passado e que vem cimentando a sua posição de último lugar do pódio de entre as rádios nacionais.

Ficamos aqui a conhecer um pouco mais de cada uma destas estações de rádio líderes de audiência em Portugal.

Rádio Comercial

Criada em 1979, sofreu uma mudança radical com a aquisição por um novo proprietário em 1990. É uma rádio que apela a uma vasta gama de idades, desde o público mais jovem até às faixas etárias superiores. A sua programação caracteriza-se por ser muito enérgica e alegre.

Tem vindo a trocar a posição de mais ouvida com a RFM e o seu grande sucesso é o bem disposto programa matinal Manhãs da Comercial.

RFM

A RFM foi fundada em 1987 e vem sofrendo uma evolução no seu estilo nas duas últimas décadas, sendo atualmente bastante semelhante em termos de escolhas musicais e ambiente proporcionado pelos seus locutores. Uma rádio cheia de boa disposição e alegria, com música de qualidade e que tem como grande destaque o Café da Manhã, programa matinal de segunda a sexta-feira.

M80

A M80 surgiu em 2007 e embora seja uma rádio com um propósito muito limitado e específico, que é passar música dos anos 80 e 90 do século XX, a verdade é que se tem vindo a afirmar como forte terceira classificada nas audiências nacionais. A nostalgia e a energia transmitidas pela música destas décadas tem cativado uma faixa da população que se mantém fiel à M80.