Quer se goste quer não, falar de desporto em Portugal, no que toca à comunicação social, é quase o mesmo que dizer que se fala de futebol. E a rádio não é exceção.

Todos os canais com blocos de notícias divulgam sempre os resultados mais importantes das competições internas e das competições internacionais que envolvam os clubes portugueses ou a seleção.

Estações de rádio como a TSF, a Rádio Renascença e a Antena 1 raramente falham o relato de um jogo dos Três Grandes, Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.

Mas a rádio de desporto em direto por excelência é a Antena 1. A emissora pública tem uma cobertura aprofundada e alargada do futebol nacional, mas faz questão de acompanhar também as competições e resultados mais importantes das outras modalidades.

Eis alguns dos seus principais programas em direto:

Relatos de Futebol

Julho é o único mês de descanso para os comentadores de futebol da Antena 1. Mas isso apenas se a seleção nacional não jogar!

De agosto a junho a emissora pública nacional divide-se entre a liga profissional de futebol, as diversas taças internas, os jogos da seleção e as mais ou menos duradouras presenças de clubes portugueses na Liga Europa e Liga dos Campeões. Sempre com comentários e análises em direto.

Grandes Adeptos e Grandes Adeptos Total

Semanalmente, a Antena 1 emite um programa com a participação de um adepto fervoroso de cada um dos Três Grandes. Ao domingo, durante o campeonato, estes mesmos adeptos são acompanhados por um grande adepto dos clubes que irão defrontar na jornada seguinte, dando assim voz a clubes mais pequenos.

Tarde Desportiva

O programa desportivo por excelência da rádio portuguesa, a Tarde Desportiva da Antena 1, é um programa semanal, emitido aos domingos, e com uma duração variável, que vai desde as três da tarde até ao final do último jogo de futebol envolvendo os Três Grandes nesse dia.