“Galaicofolia – 2000 anos de festa!” sagra-se verdadeiro sucesso, com mais de 20 mil visitantes

8Superou todas as expetativas a edição de 2015 da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, que decorreu entre os dias 24 e 26 de julho, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã. Ao longo dos três dias, o evento recebeu 20 mil visitantes, sendo uma grande percentagem jovens, comprovando que esta aposta do Município de Esposende contribui, efetivamente, para a promoção turística e cultural do concelho e para a dinamização da economia local.

A animação foi constante, criando motivos de atratividade e envolvendo os visitantes no espírito da festa, desde os mais pequenos até aos mais velhos. Um dos pontos altos da festa foi a peça “Divinus Rojões”, uma história hilariante sobre a vida no Castro noutros tempos, produzida pelo GATERC – Grupo Amador de Teatro de Esposende Rio Cávado, que foi sempre muito aplaudida nas quatro apresentações levadas a efeito, pela vasta plateia presente. Outro fator de atratividade foi o desfile histórico, que várias vezes percorreu o recinto da festa, apresentando a História do Castro de S. Lourenço para informação e entretenimento dos visitantes.

A noite foi sempre marcada por muita animação, com a música do DJ de serviço, os espetáculos de fogo, a célebre queimada galaica, entre outras propostas. Paralelamente, e em parceria com a empresa municipal Esposende 2000, realizou-se a caminhada noturna “Trilhos Galaicos”, que registou elevada adesão.

Como não poderia deixar de ser, a gastronomia foi uma das componentes da festa, proporcionando a degustação de algumas iguarias galaicas.

O Município assegurou o serviço de autocarros, para fazer o transporte de Esposende para o castro e vice-versa, que foi bastante requisitado.

Mais de uma centena e meia de colaboradores e voluntários contribuíram também para o sucesso da Galaicofolia, ao assegurar a organização e execução do evento, no qual foi implementado um conjunto de medidas no sentido de tornar o evento sustentável em termos ambientais.

Comentários