O panorama da música portuguesa é atualmente bastante animador, com músicos e cantores de qualidade a surgirem todos os anos e com os mais jovens a não ouvirem apenas os grandes sucessos internacionais em língua inglesa.

Um dos grandes responsáveis por estimular a produção da música nacional nos seus vários estilos e conceitos é um programa de rádio da emissora nacional Antena 1, o Viva a Música.

Com emissão semanal, logo a seguir ao noticiário das três da tarde, o Viva à Música, da autoria e apresentação de Armando Carvalhêda e produção de Ana Sofia Carvalhêda, tem servido como rampa de lançamento para muitos novos projetos na música nacional.

A música portuguesa para todos

Depois de muitos anos no Teatro da Luz, o Viva a Música é hoje em dia emitido a partir do Estúdio 3 da RTP, em Chelas. De acesso livre e gratuito, este programa permite que qualquer pessoa possa assistir a concertos de música ao vivo, independentemente da sua situação económica.

Embora se foque em divulgar novos grupos e cantores, dá também atenção ao lançamento de novos álbuns de artistas mais conhecidos. Por exemplo, para quem gosta de fado, é possível assistir a concertos de grandes estrelas como Mariza ou Camané de forma totalmente gratuita.

Preservação e divulgação

O Viva a Música é também o grande responsável a nível nacional pela divulgação e preservação daquilo que de melhor se faz na música tradicional portuguesa. Pelo palco da rádio passam gaitas de foles e bombos, chocalhos e adufes, o cante alentejano e as mais diversas tradições das várias regiões de Portugal. Este é um trabalho essencial para manter, e quem sabe até aumentar, a visibilidade de quem protege e enriquece a tradição nacional.

Por isso já sabe, às quintas-feiras pouco antes das três da tarde pode ir até ao Estúdio 3 da RTP e ouvir música portuguesa de qualidade ao vivo.