O período da manhã é aquele que atrai um maior número de ouvintes para as diversas estações de rádio do país. Ao acordar, durante o pequeno-almoço e no caminho para o trabalho, é a rádio que traz as notícias atuais, as informações de trânsito e do tempo ao minuto e a boa disposição e música que permitem que se comece o dia com energia e boa disposição.

Informação

A transmissão de informação é um dos papéis preponderantes da rádio, e pela manhã são várias as vertentes abordadas. As notícias do dia anterior e as mais frescas do próprio dia são constantemente atualizadas para os ouvintes se inteirarem do que se passa em Portugal e no mundo.

Também com atualização constante, a informação de trânsito permite escolher as melhores opções para não se chegar tarde ao trabalho.

Por fim, a informação sobre o tempo ajuda sempre a escolher o que vestir para o dia.

Bom humor e entretenimento

Programas como as Manhãs da Comercial da Rádio Comercial, o Café da Manhã da RFM ou o Já São Horas da Cidade FM são a companhia de muitos milhares de portugueses que procuram começar o seu dia com um sorriso.

Chamadas e mensagens divertidas de ouvintes, curiosidades, rubricas de comédia e a permanente boa disposição dos locutores trazem muita alegria às manhãs da rádio e são para muita gente a forma ideal de começar o dia da melhor maneira.

Música

A música desempenha também um papel essencial nas manhãs da rádio. Muitas são as pessoas que passam muito tempo em deslocações de carro ou transportes públicos e são também muitas aquelas que beneficiam de animação pela manhã para poderem começar o dia mais alegres.

As estações de rádio com programas dedicados às manhãs, a quem se desloca para o emprego, costumam passar música que transmite essa energia e alegria de que todos precisamos nas primeiras horas do dia.