As recentes eleições legislativas vieram demonstrar o poder que a comunicação social pode ter no resultado eleitoral. A análise, foco e divulgação de recentes notícias polémicas afetaram de imediato as sondagens e crê-se que também o resultado final das eleições.

As estações de rádio têm um papel preponderante na divulgação de informação e acompanham muitos milhões de portugueses durante o dia, com principal enfoque na população mais idosa e em quem vai na estrada.

São três os tipos de programas de rádio sobre política que dominam as audiências radiofónicas. O debate quinzenal na Assembleia da República, as entrevistas e os debates entre grandes figuras da política atual.

Debate Quinzenal

Como o próprio nome indica, o debate quinzenal acontece de duas em duas semanas na Assembleia da República e põe frente a frente o Primeiro Ministro e todos os grupos parlamentares que o desejem questionar ou confrontar com questões.

Este debate, normalmente extremamente animado e intenso, é transmitido em direto pela emissora nacional Antena 1 e proporciona um palco de excelência para trazer até aos portugueses aquilo que de mais importante na atualidade política e social é tratado na Assembleia.

Entrevistas

As entrevistas a figuras da política nacional do passado e do presente acontecem um pouco durante todo o ano nas principais rádios que possuem uma boa fatia da sua programação dedicada à informação. Estas entrevistas permitem que, num ambiente tranquilo, os entrevistados possam fazer passar a sua mensagem sem as habituais interrupções, exaltações e perdas de tempo tão frequentes nos debates.

Debates

Os debates são uma parte essencial da política nos moldes em que esta é praticada e percecionada em Portugal. Estações de rádio como a TSF e a Antena 1 reservam períodos significativos da sua emissão aos debates entre grandes figuras da política atual, principalmente em tempo de eleições.